People Analytics e Inteligência Artificial no ambiente de trabalho

Tecnologia no RH 9 de Ago de 2022

Se você é profissional de Recursos Humanos já deve ter ouvido falar em Inteligência Artificial (AI) e People Analytics, também chamado de Análise de Pessoas. Neste artigo vou mostrar como esses dois conceitos estão interligados e podem ser utilizados a seu favor para promover o engajamento dos colaboradores na sua empresa.

Durante a leitura, você vai conhecer o que é People Analytics e quais suas vantagens, além de saber sobre o que trata a Inteligência Artificial e suas aplicações e, ainda, como é possível usar a tecnologia a seu favor na tarefa de administrar pessoas.

Para complementar, você vai saber como é possível aumentar o engajamento dos colaboradores usando People Analytics. Vamos lá?

O que é People Analytics e quais suas vantagens?

People Analytics - também conhecido como Análise de Pessoas - é uma metodologia que faz a coleta, a organização e o diagnóstico de dados referente às pessoas em uma empresa. Esses processos são realizados com a utilização de softwares capazes de cruzar as informações oriundas de diferentes fontes, com o objetivo de otimizar a gestão de pessoas.

Em algumas empresas, o  People Analytics também é chamado de Análise de Talentos ou Análise de RH, por ser justamente essa a sua função: analisar pessoas e suas competências. A técnica tem ajudado os gestores a tomarem decisões mais assertivas em relação ao seu capital humano.

Antigamente, o setor de Recursos Humanos coletava apenas dados referentes à vida cotidiana de seus funcionários como endereço, telefone, número da Carteira de Trabalho e do CPF. Com a introdução da tecnologia nas empresas, esses dados continuam sendo armazenados, porém, já não são suficientes para mensurar informações subjetivas como engajamento, produtividade e nível de satisfação dos colaboradores.

Pois é justamente isso que o People Analytics faz. Ele coleta, organiza e faz um diagnóstico dos recursos humanos da empresa, levando em conta seus soft skills, sua motivação e engajamento. Com essa análise, o analista de RH tem condições de analisar o clima organizacional e implantar ações pontuais para melhorar o ambiente na empresa.

E como pode ser feita a coleta de informações? Basicamente, os dados comportamentais de cada colaborador podem ser encontrados por meio de análises aplicadas pelo analista de Recursos Humanos ou, até mesmo, nas redes sociais.

E aí vai um alerta: assim como as empresas conseguem coletar dados referentes à motivação e engajamento, elas também podem descobrir situações de conflito no ambiente de trabalho ou mesmo no âmbito pessoal. De todo modo, esses percalços muitas vezes afetam diretamente a produtividade dos colaboradores, o que é prejudicial para a organização como um todo.

O que é Inteligência Artificial e como a utilizamos nas empresas?

O conceito de Inteligência Artificial está diretamente ligado à área da Ciência da Computação. O termo vem do inglês Artificial Intelligence (AI) para designar dispositivos, softwares ou equipamentos capazes de simular o raciocínio humano para solucionar problemas, dar respostas ou realizar tarefas.

Atualmente, a Inteligência Artificial está presente cada vez mais no cotidiano das empresas e auxiliando nos mais diversos setores, principalmente no RH. Falamos sobre isso no artigo “Como o RH pode utilizar a inteligência artificial”.

A Inteligência Artificial também está desempenhando um papel importante nas questões ligadas à diversidade e à acessibilidade. E as soluções implicam diretamente na qualidade de vida das pessoas. É o caso dos aplicativos para smartphone capazes de reconhecer imagens, rótulos e até cédulas de dinheiro.

Um exemplo é o app Seeing AI, desenvolvido pela Microsoft para auxiliar pessoas cegas ou com baixa visão. O aplicativo usa a Inteligência Artificial para identificar objetos, cores, textos, características físicas e expressões faciais de uma pessoa. Nas empresas, o Seeing AI é utilizado para organizar documentos em pastas e também para reconhecer textos e fotos que chegam por e-mail ou por meio das redes sociais.

E essa é a aplicabilidade da Inteligência Artificial nas nossas vidas e nos processos das empresas: a simulação do raciocínio humano para otimizar o tempo, reduzir a margem de erro e aumentar a produtividade das equipes.

A tecnologia à serviço da eficiência

O uso de People Analytics e da Inteligência Artificial no ambiente corporativo traz inúmeros benefícios. É a tecnologia como protagonista e à serviço da eficiência nas empresas. No setor de Recursos Humanos, principalmente.

Com isso, os gestores vislumbram um cenário de transformação no papel estratégico do RH. Isso porque a tomada de decisão é mais dinâmica, ganhando em eficiência e objetividade. E você sabe, ser sucinto e objetivo representa otimização de tempo. E tempo é dinheiro!

A tecnologia traz benefícios porque permite agilizar os processos diminuindo a possibilidade de erros e equívocos. Isso reflete diretamente na performance dos colaboradores e dos times, gerando maior produtividade para a empresa como um todo.

People Analytics e o engajamento dos colaboradores

O clima organizacional diz muito sobre a saúde da sua equipe. Empresas que acolhem, estimulam e investem em seus recursos humanos conseguem ter retorno com o engajamento dos colaboradores. E, você sabe, esse é um valor muitas vezes difícil de obter.

A Gestão de Pessoas tem encontrado na Inteligência Artificial - especialmente no People Analytics - um aliado para alavancar a produtividade e promover o engajamento das equipes. E como isso é possível?

Antes de mostrar que sim, é possível promover essa “mágica” entre seus colaboradores, é necessário entender a sutil diferença entre motivação e engajamento.

Motivação é um impulso interno que leva à ação. De certa forma, é um sentimento volátil. Por isso, a liderança precisa estimular a equipe constantemente para mantê-la motivada diante das adversidades no ambiente de trabalho.

Em contraponto, o engajamento é a ação realizada para alcançarmos um objetivo. No ambiente corporativo, assim como na vida, pessoas engajadas têm um forte sentido de propósito. Elas sabem para onde ir e onde chegar, porque estão focadas para que isso aconteça.

O engajamento tem uma conexão emocional forte e direta com o objetivo. No ambiente de trabalho, a conexão emocional deve ser com a empresa, com a sua cultura e seus valores.

O engajamento dos colaboradores vai refletir na produtividade deles e, consequentemente, nos resultados da organização. De forma geral, o engajamento é identificado quando percebemos o indivíduo motivado, satisfeito, comprometido e atuando como defensor da empresa, da marca e dos seus valores.

E qual a relação entre o People Analytics e o engajamento dos seus colaboradores? É simples. Mencionei anteriormente que essa ferramenta se baseia na coleta, na organização e no diagnóstico de dados referente às pessoas em uma empresa.

Pois bem. De posse desses dados, o People Analytics é capaz de orientar a empresa para ações mais assertivas diante de seus colaboradores, o que vai resultar em maior engajamento. Sem contar com as estratégias que podem ser adotadas pelos gestores para obter mais desempenho de cada funcionário. A sinergia entre eles vai resultar em engajamento da equipe e isso é muito positivo para o seu negócio.

Portanto, use o People Analytics e a Inteligência Artificial a seu favor na busca de resultados para a empresa. Use a criatividade para encontrar pontos em comum entre essas estratégias e tornar sua organização mais competitiva, mais integrada, com melhores resultados e mais diversa.

“Inboarding


Fernanda Martins

Designer, Fernanda tem a missão de promover a inclusão como estratégia competitiva e implementar tecnologias disruptivas para a transformação digital.