O que significa cultura organizacional? Talvez você não conheça o real sentido do termo, mas...

Respendendo com justificativa: O que significa cultura organizacional?

Talvez você não conheça o real sentido do termo, mas, seguramente, é capaz de reconhecê-lo quando está inserido dentro dele.

Todas as empresas, independentemente do tamanho, do segmento em que atuam e dos bens ou serviços que produzem, possuem cultura organizacional, formalmente instituída ou não. Assim, cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais.

Em última análise, trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade. Nessa linha de pensamento, a cultura organizacional apresenta alguns elementos que a constitui.

Um deles diz respeito a eventos continuados, devido à importância para reforçar valores e crenças significativas na empresa, e outro são as leis que regem uma empresa ou grupo, criando padrões de comportamento entre seus membros.

Estamos falando de?

  • A. Rituais e normas; (Correta)
  • B. Valores e ritos;
  • C. Tabus e simbolos.
  • D. Cerimônias e histórias;
  • E. Crenças e heróis;

Resposta com explicação e justificativa

Falando de cultura organizacional, um dos principais assuntos são as crenças, missão e valores da organização, o que pode confundir ao responder essa pergunta.

Aqui está perguntando sobre, então a resposta correta para "O que significa cultura organizacional? Talvez você não conheça o real sentido do termo, mas" é Rituais e normas.

Rituais e normas

Na primeira parte da pergunta "Um deles diz respeito a eventos continuados, devido à importância para reforçar valores e crenças significativas na empresa", que são os rituais. Na segunda parte da pergunta "e outro são as leis que regem uma empresa ou grupo, criando padrões de comportamento entre seus membros" que são as normas. Dessa forma a respota correta é Rituais e normas.

O que compõe uma cultura organizacional?

Cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma empresa. Ou seja, é a cultura organizacional que define a forma das pessoas se comportarem dentro da organização, assim como a maneira de se relacionar com os clientes e stakeholders (acionistas, investidores e afins).

Assim, podemos dizer que a cultura organizacional rege o funcionamento de uma empresa, apontando o que é apropriado para o ambiente e o que é inapropriado. Logo, ela é como se fosse a identidade da organização.

A cultura organizacional é composta por três elementos distintos: os artefatos, os valores compartilhados e os pressupostos.

Cultura organizacional moderna

Se você deseja se aprofundar no assunto, e saber um pouco mais sobre cultura organizacional em um contexto mais atual e moderno, trazer aqui o exemplo do código de cultura Netflix.

Bônus: Desvendando o Código de Cultura Netflix: Lições Extraídas do Livro e Práticas Empresariais