Rotatividade de funcionários alta? Confira 4 dicas para diminuir o turnover da empresa

Onboarding 9 de Set de 2022

Você que é profissional de recursos humanos sabe muito bem o quão trabalhoso é cuidar das pessoas e de toda a burocracia envolvida com o recrutamento e treinamento de novos colaboradores. Então, na maioria das vezes, perder um funcionário é como se você tivesse nadado, nadado e morrido na praia.

Sabemos também que é difícil agradar gregos e troianos, mas o custo de tentar é muito menor do que o valor pago pela empresa quando o funcionário sai. O turnover é algo perigoso para o lucro das organizações.

E como boa parte dos times de recursos humanos são pequenos, os gestores precisam ser cada vez mais criativos para conseguir lidar com todos os processos e não desgastar a equipe. Por esse motivo é tão importante entender o que é a rotatividade, suas causas e como prevenir a perda de pessoas talentosas.


Turnover: o fantasma financeiro das empresas

Ouso dizer que este é o índice mais assustador para equipes de recursos humanos. Se a porcentagem de saída de funcionários for muito alta, pode ser um alerta sobre a qualidade do processo seletivo e de integração de novos colaboradores.

Cálculo de Turnover

Tantos os desligamentos voluntários quanto os involuntários entram nessa conta, e devem ser analisados para que ações preventivas sejam criadas, afinal, o custo de desligamentos é alto.

A receita para medir o turnover da empresa é:

  1. Somar o total de contratados em determinado período e o número de desligamentos. Dividir o total por dois;
  2. O resultado deve ser dividido pela quantia de colaboradores da empresa;
  3. Multiplicar o resultado acima por cem para saber a porcentagem de turnover do período escolhido.

Exemplo:

  • Empresa tem 200 funcionários
  • No mês de Janeiro houve 15 desligamentos e 4 contratações

(15+4) / 2 = 9,5

9,5 / 2 = 4,75

4,75/200 = 0,02375 * 100 = 2,37% turnover em Janeiro

E qual seria a taxa ideal de turnover? A equipe de RH deve chegar a essa conclusão levando em consideração que a porcentagem de rotatividade de funcionários deve ser uma que permita que os processos da empresa continuem fluindo.

Causas de desligamentos

Algumas empresas acreditam que apenas oferecer benefícios já é um atrativo para o funcionário, outras focam em prover uma jornada de trabalho menos restrita, mas grande parte esquece que cada pessoa é movida por um interesse pessoal.

A pergunta do milhão é: como identificar o que fazer para reter o máximo de colaboradores possível?

  1. Alinhar expectativas durante a contratação
  2. Realizar entrevistas de desligamento para identificar causas específicas
  3. Criar boas práticas para garantir a retenção de futuros contratados

Importância de ter baixa rotatividade

A retenção de funcionários é essencial não só para evitar gastos desnecessários, mas também para favorecer a continuidade de trabalho. Fora que, quando uma pessoa é contratada, o time de recursos humanos investe bastante tempo em treinamentos e onboarding.

E ainda mais importante que isso, a retenção de funcionários tem impacto na marca empregadora e na reputação geral da empresa.

Dicas para diminuir o turnover de funcionários

Plano de Carreira Bem Definido

Empresas que mostram com clareza as oportunidades de crescimento profissional oferecidas têm mais chances de reter bons funcionários.

Tenhas metas bem definidas para cada contratação, um plano de desenvolvimento em andamento e realize ações para garantir que os funcionários sintam seu crescimento profissional e o retorno de sua dedicação.

Ninguém fica onde não há perspectiva a médio e longo prazo.

Gestores Preparados

O tratamento dos colaboradores é fator chave para retenção. Por esse motivo, é extremamente importante ter pessoas em cargos de liderança que entendam a real necessidade de se desenvolver como gestor e não como um chefe sem empatia com o próximo.

O gestor tem um papel crucial na inclusão de novos colaboradores. Ele sabe instruir, dar feedback de maneira construtiva e, o mais importante, trabalha de maneira profissional, seguindo as instruções do RH, para garantir que todos de sua equipe se sintam parte do negócio.

Um gestor mal preparado pode ser a raíz de muitos problemas, já que não contribuem para o crescimento individual dos funcionários. Mas sabe qual a boa notícia? Algumas habilidades gerenciais podem ser desenvolvidas.

Onboarding bem feito

O engajamento inicial de novos funcionários tem influência direta na qualidade da jornada que terão na empresa. São pequenas ações, que devem começar antes mesmo do primeiro dia de trabalho de cada colaborador, para garantir que a experiência do funcionários seja excelente.

Com um time pequeno de recursos - que é a realidade de muitas empresas - pode ser difícil fazer um onboarding de alta qualidade, por isso é essencial envolver a equipe na qual o novo funcionário será alocado. Isto pode ser feito através da tecnologia, usando plataformas de micro learning, por exemplo, para capacitar pessoas do time para receber novos funcionários.

A tecnologia também pode ser útil também na propagação de conteúdos essenciais para a vivência do novo colaborador. Ter algo automatizado garante que informação seja inclusiva para todos e fique disponível para o futuro.

Um programa de onboarding bem feito pode não só aumentar a retenção de funcionários, como também potencializar o alcance do trabalho do time de recursos humanos e dos responsáveis pela cultura organizacional.

Dica: Siga um checklist de onboarding inclusivo para garantir excelência.

Colaboração

Este ponto tem um grande impacto na saúde mental dos colaboradores de uma empresa e, se for um pilar da organização, pode pode impactar na retenção e evitar a rotatividade de funcionários.

Incentivar um ambiente colaborativo tem se mostrado muito mais eficaz no fortalecimento de equipes do que o individualismo e competitividade. O ser humano é naturalmente voltado para a comunicação e interação, salvo alguns casos de pessoas extremamente introvertidas, então é importante garantir a boa convivência dentro das equipes.

Até mesmo times de vendas, que geralmente são bastante competitivos, podem adotar uma política de colaboração e, assim, se tornar um time de alto desempenho.

Apesar de a rotatividade ser algo que assuste, a saída de funcionários nem sempre é algo ruim, pois toda organização precisa e deve estar em constante atualização e mudanças, mas é sim extremamente necessário investigar os motivos para evitar a perda de talentos essenciais e melhorar o trabalho da equipe de recursos humanos.

Fernanda Martins

Designer, Fernanda tem a missão de promover a inclusão como estratégia competitiva e implementar tecnologias disruptivas para a transformação digital.