Exemplos práticos de como aplicar linguagem simples.
A aplicação da Linguagem Simples pode fazer toda a diferença na comunicação, tornando-a mais acessível e compreensível para todos.
Bônus: Editor de texto gratuito para criar textos mais simples e inclusivos.
Abaixo, apresentamos alguns exemplos práticos de como você pode utilizar essa abordagem em suas mensagens:
- Evite termos técnicos e substitua por palavras mais simples: Em vez de "Consequentemente o treinamento será adiado.", opte por "Por esse motivo o curso vai ser adiado."
- Seja inclusivo e use uma linguagem neutra de gênero: Substitua "Bem-vind@. Vamos conversar com todes!" por "Que bom ter você aqui. Vamos conversar com todo mundo."
- Simplifique estruturas de frase complexas: Troque "Os chefes são tranquilos." por "A chefia é tranquila."
- Revise termos hierárquicos e use uma linguagem mais neutra: Substitua "O líder do setor." por "A liderança do setor."
- Priorize uma linguagem mais inclusiva: Em vez de "Todos os funcionários da Empresa.", prefira "Todas as pessoas que trabalham na Empresa."
- Cuidado com emojis no meio da frase: Por exemplo, "Eba! 🤩 Seu primeiro dia é amanhã" pode se tornar "Eba! Seu primeiro dia é amanhã. 🤩"
- Utilize maiúsculas apenas quando necessário: Troque "BAIXE O MATERIAL AQUI" por "Baixe o material aqui"
- Padronize a escrita e inicie sempre com maiusculo: Opte por "Convite para reunião." em vez de "convite pra reunião."
- Utilize emojis de forma moderada para transmitir emoções: Por exemplo, "Parabéns, você foi a pessoa aprovada. :)" transmite uma mensagem positiva.
- Sintetize informações de forma clara e objetiva: Substitua "Seu primeiro dia na empresa será divulgado em breve para que você possa começar na empresa da melhor forma possível." por "Vamos divulgar a data do seu início na empresa em breve."
Esses são apenas alguns exemplos de como você pode aplicar a Linguagem Simples em sua comunicação. Para ajudar na revisão e na criação de textos com foco em uma linguagem acessível, você pode contar com a ferramenta da Inboarding. Com ela, você terá exemplos práticos validados e uma revisão automatizada para garantir que suas mensagens estejam claras e compreensíveis para todos.
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