Employee Experience: criando uma experiência única e especial para colaboradores

Experiência de Colaboradores 3 de Jul de 2023

As pessoas escolhem onde querem trabalhar e a experiência de colaboradores emerge como um elemento essencial na construção da marca empregadora de todas as empresas. A sigla "EX", do termo em inglês "Employee Experience" (Experiência de Colaboradores), engloba a jornada completa de colaboradores, desde a primeira impressão no recrutamento, durante sua jornada na empresa e até mesmo depois da sua saída. Neste contexto, vamos trazer conceitos desde a marca empregadora, cultura organizacional, diversidade e inclusão, com o objetivo de criar uma experiência única e especial para colaboradores.

Bônus: Diagnóstico gratuito da experiência de colaboradores na sua empresa.

Definição de Employee Experience

Conceito e importância no ambiente de trabalho atual.

A sigla "EX", que provém do termo inglês "Employee Experience" (Experiência do Colaborador), é muito mais do que apenas um conjunto de palavras. Representa uma abordagem transformadora que está moldando o futuro das empresas em todo o mundo. A Employee Experience diz respeito à jornada completa do colaborador dentro da organização, desde o momento em que ele é recrutado até sua despedida, passando por todas as etapas intermédias. É a soma das experiências, interações e percepções que um colaborador vivencia ao longo de sua permanência na empresa.

Diferença de Employee Experience (EX) e a Employee Value Proposition (EVP)

Conexão entre as promessas e a realidade no dia a dia

A Employee Experience (EX - Experiência de Colaboradores) e a Employee Value Proposition (EVP - Proposta de Valor de Colaboradores) caminham lado a lado para criar um ambiente de trabalho atrativo e satisfatório. A Employee Value Proposition representa a promessa da empresa feita para seus colaboradores, descrevendo os benefícios e valores únicos que ela oferece. Já a Employee Experience é a materialização dessa promessa na rotina de seus colaboradores, construindo uma conexão entre as palavras e a realidade vivida no dia a dia.

É super importante entrar uma ótima experiência depois do sim da oferta. Temos que garantir que todo o investimento na contratação e na marca empregadora, continuem sendo percebidos pelas pessoas da empresa. Quando a experiência de colaborador corresponde à proposta de valor oferecida, isso contribui diretamente para a retenção, motivação e satisfação de colaboradores.

Jornada de Colaboradores

Mapeando o caminho para uma Experiência excepcional

A jornada de colaboradores é como um mapa que guia a experiência desde o primeiro contato até o último dia na empresa. Começa com o recrutamento, onde a impressão inicial é formada, e segue pelo onboarding de colaboradores, quando a nova pessoa inicia na cultura e nos valores da organização. Durante o desenvolvimento, são oferecidas oportunidades para aprimorar habilidades e crescer profissionalmente. Por fim, a jornada termina com a saída, garantindo que mesmo a saída da empresa seja uma experiência positiva e construtiva.

Cultura Organizacional

A essencial da Experiência de Colaboradores

A cultura organizacional é o centro da Employee Experience. Os valores, a missão e o propósito da empresa criam a base sobre a qual toda a experiência de colaboradores é construída. Uma cultura sólida proporciona um ambiente onde colaboradores se sentem valorizados, compreendidos e motivados a contribuir para objetivos maiores.

Desenvolvimento Profissional

A busca contínua pelo crescimento e aprendizado constante

A Employee Experience também é enriquecida por meio do desenvolvimento profissional contínuo. A oferta de treinamentos, oportunidades de aprendizado e a possibilidade de aprimorar habilidades não apenas impulsionam a carreira de seus colaboradores, mas também solidificam seu sentimento de pertencimento e valorização dentro da empresa.

Feedback e Comunicação

A cnexão entre liderança e colaboradores

O feedback e a comunicação são pilares essenciais da Employee Experience. Através de canais abertos e transparentes, colaboradores se sentem ouvidos, compreendidos e capazes de contribuir ativamente para o crescimento da empresa. Feedbacks regulares não só moldam o desenvolvimento individual, mas também impactam positivamente a cultura organizacional.

É importante que as lideranças sigam os principais rituais de cultura, que favorem uma ótima experiência para colaboradores. Contar com uma ferramenta de automatização de comunicação e notificações para lideranças é importante para manter a consistência, principal entre novas lideranças e diferentes áreas da empresa.

Diversidade, Equidade e Inclusão

Valorizar a diversidade e promover a inclusão

Promover um ambiente diverso e inclusivo é crucial para uma experiência positiva de colaboradores. Ao reconhecer e celebrar a singularidade de cada membro da equipe, a empresa cria um espaço onde todo mundo pode prosperar, resultando em uma força de trabalho engajada e inovadora, além de um ambiente de trabalho mais produtivo.

A Employee Experience é uma jornada de transformação contínua, uma busca incessante por melhorias que fazem com que cada pessoa se sinta valorizada, inspirada e motivada.

Para acompanhar a jornada de colaboradores é essencial contar com a tecnologia e uma ferramenta, como a Inboarding, uma plataforma de experiência de colaboradores que mapeia e acompanha colaboradores de uma forma simples e fácil.

Ao integrar todos esses elementos, as empresas podem não apenas atrair melhores talentos, mas também cultivar um ambiente onde todas as pessoas podem prosperar, serem elas mesmas e contribuir para o sucesso da empresa.

Como está a experiência de colaboradores na sua empresa?

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Fernanda Martins

Junto com Robson Mafra

Designer, Fernanda tem a missão de promover a inclusão como estratégia competitiva e implementar tecnologias disruptivas para a transformação digital.