As crenças valores e atitudes que compõem a Cultura Organizacional

Se você está em busca da resposta para "as crenças valores e atitudes que compõem a cultura organizacional" está no lugar certo. Vamos entender os principais fatores que influenciam as crenças, valores e atitudes que compõem a Cultura Organizacional para ajudar com a resposta.

Foi uma das perguntas do ENADE: Muitas empresas têm dificuldade de promover mudanças nos comportamentos de seus funcionários no ambiente de trabalho.
As crenças, valores e atitudes que compõem a cultura organizacional influenciam comportamentos dos funcionários na empresa. Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

  • A - as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
  • B - as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
  • C - a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
  • D - a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
  • E - as duas afirmações são falsas.

A resposta correta pelo gabarito é (A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

Entenda mais sobre Cultura Organizacional

A cultura organizacional refere-se ao conjunto de valores, crenças, normas, comportamentos e práticas compartilhadas dentro de uma organização. É a identidade única que define a personalidade e a maneira como uma empresa opera. A cultura organizacional influencia como os membros da equipe interagem, tomam decisões e enfrentam desafios.

Essa cultura é moldada ao longo do tempo por meio da liderança, políticas internas, experiências compartilhadas e histórico da organização. Ela cria um ambiente que pode ser mais formal e estruturado ou mais flexível e inovador, dependendo dos valores e prioridades da empresa.

Uma cultura organizacional forte e saudável contribui para a coesão da equipe, alinha os membros com os objetivos da empresa e influencia positivamente o desempenho geral. Compreender e gerenciar a cultura organizacional é essencial para o sucesso a longo prazo de uma organização, pois ela afeta diretamente o engajamento dos funcionários, a satisfação do cliente e a capacidade de adaptação às mudanças no ambiente de negócios.