Hackeando o onboarding: avançando na carreira de RH nos primeiros 90 dias

Líderes de RH podem e devem aplicar os aprendizados do planejamento e execução do onboarding de outros profissionais para construir estrategicamente suas carreiras.


O que é Onboarding? 

Os primeiros dias de uma pessoa colaboradora em uma empresa são muito importantes para construção de uma sensação de pertencimento, e consequente aumento do bem estar no trabalho. 

É no momento do Onboarding que o novo funcionário conhece a empresa, como funcionam os processos e quem são as pessoas com quem ele vai trabalhar. É quando a empresa dá boas vindas para a pessoa colaboradora e, nada melhor do que apresentar informações úteis para a realização do trabalho e continuidade na empresa. 

Realizar um Onboarding estratégico é importante para aumentar a qualidade da integração da pessoa no novo ambiente de trabalho. Esse processo é usualmente organizado por profissionais do setor de RH (também chamado de ‘gente e gestão’ ou ‘people’ em algumas empresas).

Que o setor de RH é, muitas vezes, responsável por organizar o onboarding dos colaboradores não é segredo. Mas, algo que muitas vezes passa despercebido é como o período do onboarding do profissional de RH pode ser importante para ele se destaque e avance na carreira. 

O livro “Os primeiros 90 dias: estratégias de sucesso para novos líderes”, de  Michael Watkins:

No livro, o autor apresenta um mapa de como profissionais que acabam de chegar em cargos de liderança podem utilizar o momento do próprio Onboarding para lidar com os desafios da transição de carreira. 

A partir dessa perspectiva, os primeiros 90 dias em um cargo de liderança são críticos, por considerar a velocidade das mudanças nas empresas e como isso impacta as novas lideranças, especialmente por ser um momento em que esses profissionais estão mapeando os novos desafios.

Os primeiros 90 dias em uma nova empresa podem ser divididos em 3 fases: 

1 - Tomar posse (aclimatação):

Período inicial de envolvimento com a empresa, seus processos e pessoas. Nesse período, é importante que o profissional que assume um cargo de liderança no RH conheça o que se espera dele, e já trace metas iniciais, que é a forma como é possível entender como pode contribuir com a instituição;

2 - Conquista rápida (aceleração): 

É desejável que, nesse momento, o profissional já tenha identificado oportunidades de ações a serem implementadas, e comece a agir. O objetivo é apresentar resultados alcançáveis a curto prazo, e que sejam visíveis;

3 - Consolidar ganhos (alinhamento): 

Esse é o período quando a nova liderança deve avaliar e dar continuidade ao relacionamento com a equipe, avaliar as ações realizadas anteriormente, e fazer um planejamento de longo prazo. A este ponto, espera-se que o profissional já tenha inspirado credibilidade, e utilize esse período para desenvolver de forma contínua as habilidades necessárias para uma liderança efetiva. 

Entender as necessidades da instituição, e como você pode auxiliar na resolução de problemas é uma forma inteligente de oferecer melhores resultados para a organização, e desenhar sua progressão na carreira. 

É importante fazer as sugestões de melhoria sempre com muito respeito aos profissionais que estiveram, e ainda estão no setor. Sempre é possível  melhorar processos nas empresas, mas é fundamental fazer isso com respeito e responsabilidade, e isso é o que se espera de uma liderança em RH. 

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